segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CAMPEONATO PARANAENSE 2011: FESTA NAS DUAS LIGAS DO ESTADO!!


Aconteceu nos dias 29 e 30 de Outubro, no Clube Princesa dos Campos, na cidade de Ponta Grossa, também conhecido como Clube Verde, a edição 2011 do Campeonato Paranaense, torneio mais importante do estado do Paraná e onde são conhecidos os campeões estaduais Individuiais em cada categoria e o campeão Interclubes.

Visão geral do salão dos jogos

Como já era esperado, foi um torneio muito equilibrado, pois estavam presentes todos os representantes do estado que possuem titulos de Campeões Brasileiros, da Copa do Brasil e de outros torneios estaduais. Uma verdadeira "Liga dos Campeões" desfilou pelas mesas dos Campos Gerais. Vamos aos resultados:

A bonita premiação do Campeonato Paranaense 2011

SUB-18
Depois de jogos emocionantes, em turno e returno, o grande campeão da categoria foi o jovem Lucas Giordano (Racing Clube), que foi uma grata surpresa, apesar de todos conhecermos seu potencial. A familia de Lucas estava toda presente e vibrou muito com a conquista do garoto, que escreve seu nome na lista dos grandes campeões do Paraná. Em 2º lugar, outra promessa de nosso estado, Pedro Geronasso (Sexta Bola), seguido de Roger (Belavistense), em 3º e do pequeno, mas craque, Gabriel (PG Futmesa), em 4º lugar. O podium dos meninos era só alegria.

1- Lucas Giordano (Racing Clube)
2- Pedro Geronasso (Sexta Bola)
3- Roger (Belavistense)
4- Gabriel (PG Futmesa)

Podium do Sub-18

MASTER
Ao longo dos jogos da categoria Master, dois atletas se destacaram, ganhando todos seus jogos: o campeoníssimo Almo (Clube Curitibano), que há uma semana tornara-se Campeão Brasileiro da modalidade Dadinho e Fernando Rodrigues (Clube Independente), atual vice campeão Brasileiro 12 Toques. Nas outras posições, equilibrio e trocas de lugares até a última rodada da fase classificatória, que levou para a semi-final, além dos dois já citados, Nilson e Gilberto (ambos do Clube Curitibano). Nas semis, Almo empatou com Gilberto em 2x2, resultado que levou Almo à final contra Fernando, que venceu Nilson na outra sem, por 5x1. Na final, Fernando repetiu o resultado do jogo da fase anterior e venceu Almo por 6x4, ficando com o título.

1- Fernando (Independente)
2- Almo (Curitibano)
3- Gilberto (Curitibano)
4- Nilson (Curitibano)
5- Nicolazzi (Sexta Bola)
6- Ernani (Gremio Londrinense)
7- Marco Antonio (Ajax Clube)
8- Duleba (Sexta Bola)

Podium do Master

ADULTO
Dos 28 atletas que duelaram na primeira fase, jogada no sábado, sobraram 16 atletas para a chave Ouro, no domingo. Os outros jogadores, disputaram a Chave Prata. Muitos jogarores de qualidade e a vitória final ficou com Dênis (vencedor da Coroa de Prata da LM), que venceu Fernando (IVN Londrina) na final, por 7x3. O podium da Prata ainda foi completo com Jefferson (Racing), em 3º, Schindler (Gremio Ldna), em 4º, Chico (Curitibano) 5º, Fabricio (Gremio Ldna), em 6º, Eduardo Faoro (PG Futmesa), em 7º e Jeferson (IVN Ldna), em 8º.

Muitos jogos equilibrados, grande partidas e sobraram 8 para o "mata-mata" depois das qurtas de final, as semi finais estavam assim marcadas: em uma mesa jogaram Robertinho (Clube Curitibano), nosso tri campeão Brasileiro, contra seu chará, Robertinho Dalcin (Belavistense) que vinha com uma campanha muito boa. Mas a experiência do campeão brasileiro falou mais alto e ele venceu por 8x6. Na outra mesa, Rogério e Marcel Maia (ambos do Clube Independente) faziam um jogo mais equilibrado e o empate em 4x4 levou Rogério à final, pois tinha melhor campanha. Na final, o grande jogo que todos esperavam pois estavam na mesa dois atletas que já venceram Campeonatos Brasileiros e Paranaenses. Confirmando a excelente fase que atravessa, Robertinho bateu o amigo Rogério por 6x4 e fechou a temporada com vitória em todos os campeonatos que disputou esse ano (Copa do Brasil, Brasileiro, Taça Paraná, Paranaense, sem falar da Coroa de Ouro do estado).

1- Robertinho (Curitibano)
2- Rogério (Independente)
3- Robertinho Dalcin (Belavistense)
4- Marcel Maia (Independente)
5- Ednilson (IVN Londrina)
6- Elds (PG Futmesa)
7- Faro (PG Futmesa)
8- Victor (IVN Londrina)

Podium do Adulto


IVN LONDRINA É TRI-CAMPEÃO INTERCLUBES

Se no Individual a LIGA METROPOLITANA levou em todas as categorias, a LIGA UNIÃO deu o troco no Paranaense Interclubes.

Nos jogos das Semi Finais, jogados no sábado, o Gremio Londrinense jogou com apenas 3 atletas e foi facilmente batido pelo Clube Curitibano por 32 x 14 (parciais 12x0, 6x6, 8x2 e 6x6). No outro jogo, duelo de dois times que já levaram titulos estaduais, o IVN Londrina venceu o Independente em um grande jogo de recuperação, pelo placar de 25 x 19 (parciais de 4x7, 5x5, 9x3 e 7x4).

Na final, domingo, um jogo de tirar o fôlego. Os presentes não sabiam qual jogo de qual mesa era o melhor para assistir, pois a quantidade de craques era enorme. Na 1ª rodada o Curitibano venceu por 9x3. Mas o experiênte time do IVN não se abateu e deu o troco logo em seguida, vencendo a 2ª rodada por 10x1. Com os nervos no lugar, os londrinenses venceram as duas últimas rodadas, ambas por 7x4, fecharam o placar em 27 x 18 e sagraram-se tri-campeões estaduais por Equipes.

Os Tri Campeões Interclubes do IVN Londrina

A festa do Futebol de Mesa do Paraná estava completa. Fecharam-se as cortinas do espetáculo no estado, mas grande novidades aguardam os nosso atletas para 2012, ano que temos certeza, será melhor do que o atual, que já foi estrelado no céu de nosso Paraná.

COROAS DE OURO

Com o fechamento das competições do ano no Paraná, premia-se aqueles atletas maiores pontuadores em seus rankings, por categoria, contando-se as Etapas das Ligas e os torneios estaduais, Taça Paraná e Campeonato Paranaense. Como não podia deixar de ser, Robertinho (Curitibano) levou o titulo da Coroa de Ouro entre os Adultos. Ernani (Gremio Londrinense) levou a Coroa, no Master e Leonardo (Belavistense) ficou com o titulo na categoria Sub-18. A premiação aconteceu após o Paranaense.

Robertinho e Ernani: campeões da Coroa de Ouro

COMENDA VERDE

A Comenda Verde é uma premiação dada pela Federação Paranaense às pessoas ligadas ao Futebol de Mesa e que divulgam o nome de nosso estado lá fora, dentro ou fora das mesas. Esse ano duas Comendas foram dadas a atletas vencedores de nosso estado. O primeiro, não podia deixar de ser, foi Robertinho, que além de ganhar tudo o que jogou no estado e fora dele, é o primeiro Tri-Campeão Brasileiro consecutivo. Robertinho agradeceu aos "amigos que jogam com ele" dizendo que "só tem esse nivel, por causa dos adversários que tem no Paraná".

O outro premiado da noite foi Almo, que além de vários titulos nacionais acabou de ser o primeiro atleta do país a ganhar campeonatos brasileiros em duas modalidades diferentes (12 Toques e Dadinho). Nas palavras de Victor, que entregou a Comenda a Almo, "esse homem é uma lenda!"

A entrega da Comenda Verde a Almo e Robertinho

2012 promete muito mais emoção. AGUARDEM!!!

58 comentários:

Luiz disse...

Parabens a todos.

Algumas considerações:

Porque os atletas do DPII/SB não participaram das premiações?

Seria interessante que a LM apresentasse os detalhes (num post separado) sobre as alterações que foram aprovadas na Assembléia da FPFM, para que fique tudo claro para todos os atletas.

Reiterando os parabéns.

Um abraço.

Marco Antonio disse...

Luiz,

A maioria dos atletas do SB que foram premiados estavam de carona com o Dalla e ele teve que sair mais cedo. Por isso a ausencia nas fotos.

Quanto às resoluções e mudanças para 2012 acordadas na Reunião Anual da FPFM, elas foram todas votadas e assim que o texto oficial final ficar pronto, serão divulgadas nos dois blogs das Ligas. isso deve acontecer nos próximos dias.

Abraços a todos.

Luiz disse...

Marco e amigos,

Gostaria de fazer um adendo, que muda o regulamento (mesmo já tendo sido devidamente aprovado, em Ponta Grossa) mas que acredito não interfere nem prejudica ninguém, então a FPFM poderia atender a nossa solicitação:

O Regulamento das competições estaduais, na letra K-Procedimento dos botonistas, cita diversos "desvios de conduta" cabíveis de punição pelo C.D. do torneio. Minah sugestão é que o item K.12 seja retirado deste capítulo e seja considerado como abandono do evento, passando a ser julgado pelo item J.

Desde já, deixo claro que isso não tem objetivo de julgar atleta A ou B, longe disso, mas o fato é que a falta do uniforme, serve unica e exclusivamente para reunir a C.D. e "jogar a bomba" para uma decisão que, muitas vezes sofre a interferência da competição, não vejo motivo para não estabelecer uma penalidade previamente, ou em nº de pontos ou em eliminação.

No final, causa animosidade e atrasa o campeonato. Camisa não ganha jogo, mas se está no regulamento deve ser cumprido. Isso já aconteceu em outros torneios, inclusive nacionais, e a história sempre se repete.

A sugestão tem como principal justificativa otimizar a organização dos eventos e evitar decisões subjetivas que no fim das contas, apenas amenizam a situação.

Solicito a gentileza de que os representantes da FPFM atentem a este fato.

Um abraço a todos.

Luiz disse...

Continuando...

O próprio regulamento estabelece a norma, no item F-arbitragens e uniforme, mas, não prevê punição, neste caso, basta que o regulamento estabeleça previamente a punição para o atleta que não cumpra o regulamento da competição.

Um abraço.

Emerson disse...

Dae Pedro, preciso falar com vc. manda seu numero telefone URGENTE.

Pedro Henrique Geronasso. disse...

3598-5406

PODE LIGAR.

Anônimo disse...

Oi Luiz,

Não concordo com a tua sugestão.

Das infrações constantes do item K, na minha opinião uma das de menor gravidade é o cabra não estar com uniforme identico aos outros de seu clube.

Sinceramente não acho justo que um atleta seja eliminado do campeonato por não estar com uniforme igual aos outros de seu clube.

Muito menos ainda que outros se beneficiem dessa situação ganhando pontos que perdeu na mesa. FAMOSO TAPETÃO.

Acredito que o regulamento deve ser mais claro quanto as punições. O texto está muito vago.

Consta apenas de advertencia verbal até eliminação do Torneio. Isso é o que tem de ser alterado, tem que ser mais claro.

O que cabe advertência, o que cabe eliminação, o que cabe perda de pontos. O que cabe suspensão de 1, 2 , 3 meses.

Você acha justo que ofensas verbais e ameaça de vias de fato seja contemporizado e falta de uniforme seja eliminado do campeonato?

Abraços.

Denis

Luiz disse...

Olá Denis,

Concordo com teu raciocínio.

Veja, re-li o regulamento e no item F, fica claro que é obrigação do botonista estar uniformizado: ...deverão estar trajando uniforme da sua equipe...entendo q quem não estiver com o uniforme, não pode jogar.

O item K, refere-se ao comportamento do botonista durante o torneio, e aí sim, cada caso é um caso, e para isso existe a C.D. porque seria impossível incluir nesse artigo, tudo que alguém pode fazer durante um torneio, o artigo apresenta algumas situações, mais comuns, e no mais, o item L, dá conta.

O que eu acho equivocado é tratar esse fato, como uma coisa que ocorre ao longo do torneio. E na prática, isso ocorre porque ninguém quer ser o cara que vai "caguetar" o colega, e aí, só surge reclamação na hora de decidir as vagas, e isso, sempre vai ocorrer durante o torneio.

Não é uma questão de eliminar o atleta, e sim proibi-lo de jogar.

Sem uniforme = WO, na primeira rodada passa, a partir da 2ª é eliminação, mas é só um exemplo, ok?

Agora, vamos dizer que vc foi almoçar, no intervalo do torneio e alguém derrubou uma panela de feijão na sua camisa, não tem como jogar com ela, isso é um caso para ser decidido pela C.D., e não necessariamente punindo o atleta.

Mas entendo que isso só ocorre pq permitimos, se vc for enfrentar um cara que não está com o uniforme, vc pode pedir o WO, e aí, todo mundo vai jogar com o uniforme.

Um abraço.

Anônimo disse...

Outra coisa,

No campeonato houve falha quanto a interpretação do regulamento.

Foi falado a todos que o regulemento não previa punição.

Isso dificultou e atrasou bastante a medida a ser tomada.

O regulamento das competiçoes estaduais preve em seu item K.13 as seguintes punições:

- advertencia verbal até eliminação do Torneio.

Isso NÃO foi falado aos representantes de cada clube pelos Srs que conduziram o julgamento.

No final das contas, na minha opinião, acabou sendo adotada a medida justa, mas com uma demora desnecessária.

O que me chateou foi a intenção de quem fez a reclamação. Isso é que precisa ser repensado.

De qualquer forma, o regulamento será melhorado para ficar mais claro.

Abraços

Denis

Anônimo disse...

Oi Luiz, aí sim.


O cara sem uniforme não pode jogar. Porém, se o adversário permitir, ou seja não reclamar antes do jogo, aí tal fato se torna uma infração, como outra qualquer, como jogar a palheta no chão ou gritar com o adversário para ele bater um falta.

O que é, na minha opinião, muito pior que jogar sem uniforme, a atitude de quem quer se valer desse fato para obter vantagem.

Abraços.

Denis

Anônimo disse...

E laiá ...

Que o regulamento deve ser cumprido, disso ninguém discorda. Que nosso esporte é amador, isso ninguém duvida ...
Agora, o sujeito ver que o adversário está sem o uniforme completo, aceita o fato, joga a partida, PERDE na mesa e depois vai reclamar pra organização pra ganhar os pontos ...
Isso ae gente, vamos premiar o sem vergonha que não teve a hombridade de fazer um singelo gesto de camaradagem (que deveria ser regra em nosso esporte) e dar a ele os pontos da partida e eliminar o "esquecido" por não ter usado a camisa do jogo, como se isso fosse o ítem principal do esporte.
Camisa ganha jogo sim, se continuarmos a interpretar os regulamentos dessa forma.
Ofender, xingar, ameaçar e outras coisas mais são corriqueiras e normais. Até foram perdoadas, pode ? Quer dizer, foi perdoada por que ninguém "protocolou" a reclamação dentro do prazo ... E precisava ? Todas as autoridades da Federação estavam presentes e foram OMISSAS !!!
Resumindo: Nosso esporte é amador ! Precisamos URGENTE rever conceitos e criar normas que façam jus a gravidade do ocorrido, e não apenas pensar em ELIMINAR ou EXPULSAR alguém da competição. Existem outras formas de penas, antes de se chagar a eliminar algum atleta de competição.

Pensem nisso ...

Rogério

Luiz disse...

Olá Rogério e amigos,

Eu concordo com vc. Não vejo problema em enfrentar alguém que não esteja "devidamente trajado" mas eu estou pensando na praticidade, nem quero entrar nessa de justiça, porque aí realmente existem dezenas de outras "faltas mais graves", vc tem razão. A questão é que para estas tantas outras faltas graves, existe a C.D. pra julgar, e nós já vimos dezenas de situações passíveis de punição e na maioria absoluta das vezes, elas são "relevadas", eu mesmo já cometi algumas.

O que eu quero dizer é que se o regulamento prevê, tem que ser obedecido. E não se pode condenar quem exija q ele seja obedecido, se é antes do jogo ou depois, me desculpe, não importa, o risco quem corre é quem comete a infração, todos sabem que o uso do uniforme completo é obrigatório, ninguém precisa lembrar ninguém disso.

Eu levantei esse tema para que encontremos uma solução mais objetiva para solucionar, ou até EVITAR esse tipo de situação.

Atletas do meu clube já competiram sem estarem "devidamente trajados" e como representante do clube me senti na obrigação de repreender esse comportamento, inclusive, disse que se alguém questionasse eles seriam punidos e que eu votaria a favor (Leandro e Pedro).

Nós temos que fortalecer o que é decidido, e acho q nesse caso, o uniforme, é condição obrigatória para competir, o regulamento diz isso, então, sem uniforme não joga. Resolve o problema, sem prejudicar o desenrolar do torneio.

Porque só ao final de uma fase alguém reclamou? Porque a organização do torneio permitiu q o atleta jogasse sem uniforme, isso não é crítica à organização desse torneio, pelo contrário, até pq esse procedimento sempre foi o mesmo, espera-se alguém se sentir prejudicado para depois termos que julgar quantos pontos o cara tem que perder, lógico, a própria conduta cria o problema, e aí precisa-se arrumar a solução.

Vejam, ofender ou qqr outra coisa, não é premeditado, jogar sem o uniforme é, não estou dizendo que quem não usa o uniforme o faz de propósito, mas o fato é que todos nós sabemos quem está e quem não está uniformizado, eu acho q isso tem que partir da organização, ou então muda o regulamento.

Considero um equivoco "julgar" isso na mesma "esfera" que uma ofensa verbal ou qqr coisa de dsse tipo.

Um abraço.

Anônimo disse...

Olá Galera,

Gostaría de pedir ao Marco Antonio que corrija a reportagem na parte da categoria master. As semi finais foram Fernando 2 x 2 Gilberto e Almo 5 x 1 Nilson. Desde já, obrigado,
Fernando Rodrigues

Emerson disse...

Bom dia. Caro Luiz e Denis. Para encerrar este assumto. Lembro-me que quando eu estava como Diretor da L.M. existia um Regimento Disciplinar. Nele constava o que caracterizava uma falta leve, media, ou grave , prevendo punições. Inclusive uma ocasião julgamos o Rubão e o Gilberto, com representantes dos clubes da nossa Liga. Então a pergunta: ONDE ESTÁ TAL R.D.? PORQUE NÃO ESTÁ NO BLOG? PORQUE NÃO FOI LEVADO PARA PONTA GROSSA? SERIA INTERESSANTE O R.D.APARECER. Abração

Marco Antonio disse...

Emerson,

O Codigo Disciplinar que nós escrevemos quando estavamos à frente da FPFM e LM foi "deletado" do novo texto dos regulamentos. Provavelmente um descuido de quem reescreveu os regulamentos que temos atualmente.

Luiz, Denis e Rogério,

respeito muito com seus pontos de vista, mas permitam-me discordar de algumas coisas (e concordar com outras)... Se está escrito no Regulamento que "não pode jogar sem camisa do clube", é porque NÃO PODE JOGAR SEM CAMISA DO CLUBE!!!

O amigo de voces, o Marcel, não é nenhum iniciante do Sub-15 que não saiba que é preciso jogar com a camisa do clube um torneio OFICIAL da FPFM. O termo usado pelo Duleba na reunião foi perfeito: foi "desrespeito" dele com a regra e com os outros jogadores do cameponato! E como tal, mereceu a punição que teve (nisso o Dênis disse que concorda!).

Só acho um pouco demais voce, Rogério, usar as palavras "sem vergonha" e "mal carater", como voce usou para quem recorreu é bem pesado e desnecessário. Então buscar os seus direitos é malcaratismo, falta de vergonha?? Precisamos repensar isso...

Foi bem lembrado aqui pelo Dênis que eu alterei minha voz um um jogo contra o Gilberto, na 1ª rodada do domingo pela manhã. Verdade, fiz errado. Mas o que aconteceu na mesa, ninguém veio perguntar, né? O que foi me dito antes pelo adversário, ninguém ouviu também?? Mereço punição?? Vamos lá, julguem-me... mas não usem palavras ofencivas a quem não merece.

O Rogério escreveu: "Que somos um esporte amador, ninguém duvida"... mas não precisamos agir como amadores e nem legislar em causa própria. Ou fazemos as coisas acontecerem para o bem coletivo, ou melhor abandonar tudo!!

E eu não vou abandonar o esporte que eu gosto!!

Abraços a todos!!

Luiz disse...

Pessoal,

Eu vou manter o meu raciocínio focado no fato, e não nas pessoas, mas não vou "retaliar" quem se sentir "ofendido" e quiser se defender.

O que aconteceu em Ponta Grossa já era, temos que olhar para o passado para melhorar o futuro.

Algumas considerações:

Temos que nos ater ao fato, atleta jogando sem uniforme, esse é o fato, se o adversário alertar antes do jogo, e o atleta vestir o uniforme, não existe o fato.

Eu considero equivocada a decisão da C.D. em apenas punir o atleta com a perda dos pontos, na minha ótica o correto é o WO, como foi feito está se punindo o atleta que cumpre o regulamento, aqui não cabe o argumento de que "na mesa" aconteceu tal coisa, houve irregularidade e nesse caso, o resultado do jogo pouco importa. E isso quem diz é o REGULAMENTO, é dever do atleta estar devidamente trajado, se não está, não pode jogar, estar uniformizado é pré-requisito assim como pagar a inscrição do torneio e cumprir os horários das partidas.

Não sei quantas partidas o atleta jogou sem uniforme, mas se foi mais que uma, a mesma pessoa que pediu a punição no jogo do confronto direto teria o direito de pedir punição para todos os jogos que o atleta descumpriu o regulamento, pois os pontos conquistados pelo atleta irregularmente (de acordo com o regulamento) prejudicaram o atleta que perdeu a classificação, na "teoria do direito" seriam os "lucros cessantes" e/ou "prejuízos acumulados".

Reitero, a minha intenção não é julgar ninguém, e sim ADEQUAR O REGULAMENTO À REALIDADE, como ele está redigido hoje, ele é INEFICAZ, neste quesito.

Outro elemento que me chamou a atenção é que esta medida (UNIFORME) é uma medida administrativa, operacional, organizacional da organização do evento e da FPFM, mais que isso é uma EXIGÊNCIA que já vem lá da CBFM, todos concordam que não afeta em nada o resultado da partida, desta forma, excluíndo-se o caráter TÉCNICO da medida, não faz sentido que a responsabilidade pelo seu monitoramento e cumprimento, seja atribuída aos ATLETAS, quem tem que garantir que o regulamento seja cumprido é a FPFM, ela representa todos os clubes e atletas.

Todos sabem que situações como essa só ocorrem pq ninguém quer "caguetar", mas que, mais cedo um mais tarde, isso vai acontecer, ocorreu em PG, ocorreu em Cambé na Copa do BR, e vai ocorrer sempre que o fato se repetir.

Nada disso virá a acontecer novamente se a organização do evento tomar a frente na situação e impedir o atleta de participar sem o uniforme, acaba o problema.

E os clubes que se adequem, que levem camisas a mais para garantir que se alguém esquecer a sua possa jogar, etc...

Ou, muda o regulamento, é a minha opinião.

Um abraço.

Anônimo disse...

Olha somos amador sim, mas não podemos pensar como tais se a regra existe tem que ser cumprida concordo plenamente com o Marco Antonio. Marcel não é inciante ele sabe o que deve ser cumprido, dizer que ele esqueceu no hotel, dizer que ele não sabia, ora por favor tenham coragem de falar a verdade que o ocorrido foi por falta de respeito e desdenho com os demais que ali estavam, e outra o hotel era muito longe para voltar buscar. Depois do ocorrido ele colocou a camisa do clube,entao porque ja nao tinha feito isso antes. Não precisa falar mais nada todos sabem o porque to acontecido uma falta de respeito com todos. Rogério regras foram feitas para serem cumpridas....


elds

Marco Antonio disse...

Precisamos urgentemente de uma reunião com todos os botonistas possiveis para reescrevermos os regulamentos e os Codigos disciplinares.

Muitas cabeças pensam melhor juntas, se for para o mesmo objetivo!!

O que acham??

Anônimo disse...

Concordo com o Marco! Mas acho que indo muita gente na reunião não vai adiantar de nada, dai vai ser muita opinião, muitos pontos de vista. Talvez indo dois de cada clube seja um número bom. Dai caso alguém queira dar alguma idéia e não possa ir na reunião, que informe o representantes do seu clube. Apenas uma sugestão. Mas que deve ser mudado algumas coisas no regulamento, isso eu não tenho dúvida nenhuma.

Abraços

Diego

Anônimo disse...

Oi pessoal,

Obvio que o Marcel descumpriu o regulamento e na minha opiniao foi justamente punido. Vejam houve punicao, inclusive com minha concordancia.

Contudo, nao acho justo que alguem sem uniforme seja eliminado do campeonato.

Vejo com muita ressalva a atitude de quem fez a reclamacao. Nao acho justo e nunca vou concordar com ganho de pontos no tapetao, principalmente pq pode influenciar na classificacao de terceiros. Pode acontecer algo simulado. Ou seja, entrega de pontos.

Eu e o Rogerio nunca falamos que o Marcel nao devia ser punido.

Mas e' inegavel que a reclamacao ocoreu com intuito ee se obter vantagem. Issona minha opiniao nao e' uma atitude louvavel, mas cada um com sua consciencia.

Eu tenho a minha tranquila.

Abraco a todos.

Denis.

Anônimo disse...

Oi Marco,

De forma alguma estava te julgando. Para mim o que aconteceu na tua partida nao e' nada de mais. Foi resolvido na hora entre os jogadores.

Agora imagine voce se teu adversario, ao final da partida, tendo perdido o jogo, protocolasse uma reclamacao pelo ocorrido? QUE ATITUDE NAO? Seria justo te eliminar do campeonato?

Essa e' a questao que eu e o Rogerio estamos condenando. A FALTA DE CAMARADAGEM.

QUE SE CUMPRA O REGULAMENTO AO PE DA LETRA E NUNCA MAIS ACABAMOS UM CAMPEONATO.

Abracos.

Denis

Anônimo disse...

Fica uma dica vivida pela minha pessoa no Paranaense.

Pode acrescentar no regulamento que um adversário pode chamar ao outro de DESONESTO. Ai muitos irão dizer, isto é uma ofensa Jefferson, tá louco?

Pois é, ofender no FUTEBOL DE MESA AGORA PODE E NINGUÉM FAZ NADA..E AINDA MENTEM DIZENDO QUE O OCORRIDO NO MEU CASO, FOI APÓS O JOGO...CARATER É CARATER, INFEZLIMENTE NEM TODOS TEM...

Jefferson Ferreira

Anônimo disse...

Pois e' Jefferson,

Isso apenas reforca o que estou falando.

Nao vi o que aconteceu no teu jogo.

Apenas tenho a certeza que foi contemporizado porque ja haviamos perdido uma hora discutindo uma falta, na minha opiniao, bem menos grave do que a reclamacao que fez.

Realmente temos que debater isso e afinar o regulamento.

Abracos.

Denis

Anônimo disse...

Jeferson,

É isso mesmo que tem que acabar ! Como o Denis disse, essa falta, que é MUITO mais grave, nada ocorreu ... Agora, jogar sem camisa, eliminação do campeonato !!
Um ABSURDO TOTAL !!!
Talvez essa reclamação não rendesse pontos pra você, e ai, pra que reclamar né ?? Só vale a pena reclamar se puder reverter um resultado na mesa ...
Se existe irregularidade, que seja reclamado antes. Existem casos que isso não é possível, com certeza ... Mas se o sugeito viu, não falou nada, jogou a partida, perdeu o direito de reclamar !!! No mínimo foi CONIVENTE e merecia a mesma punição, por atitude ANTIDESPORTIVA !!!!
É a minha opinião ...

Rogério

Luiz disse...

Pessoal,

O Jefferson me chamou no MSN pra contar essa história da "ofensa", fato realmente desagradável, e ficou meio mal contada essa história, mas nisso eu nem quero me meter...

Rogério,

Sinceramente, não vale a pena ficarmos aqui discutindo o q é pior ou menos pior, acho q a sugestão do Marco é a mais objetiva. Reunem-se os representantes dos clubes, todos lêem o regulamento, discutem, ponderam, e estabelecem as normas da forma mais adequada possível, qualquer situação que se queira evitar, basta estabelecer a punição, e nos casos objetivos (como o do uniforme), ela deve ser severa, na minha opinião.

A própria sugestão do Emerson é muito válida, estabeleçam o Código disciplinar para as competições oficiais da FPFM, e tá resolvido o problema.

Depois disso, encaminha para a FPFM e os dirigentes resolvem se passa a valer já em 2012 ou apenas para 2013.

No meu ponto de vista, agressão, física ou verbal, é eliminação sumária, desde que comprovada. Já adotamos o RR do tênis, vamos adotar o código disciplinar deles também.

E se a FPFM exige que se use o uniforme, acho q tem a obrigação de fazer cumprir o que determina, sem uniforme, NÃO JOGA. Sendo assim, estar na mesa sem uniforme completo, é o mesmo que não estar, e se não está na mesa na hora do jogo, é WO, simples, sem complicação, quero ver alguém não cumprir o regulamento.

Agredir e/ou ofender um atleta é falta de respeito, descumprir deliberadamente o regulamento da competição também é, uma é pior que a outra mas todas DEVEM ser combatidas, e pra combater tem que punir, exemplarmente.

Um abraço.

Luiz disse...

Salve,

"Não serão admitidas quaisquer improvisações e a falta do uniforme impedirá a participação no evento".

Esse texto foi retirado do regulamento das Ligas e do IC, não precisamos ir "muito longe" para corrigir o problema.

Inclusive temos que pensar que as novas competições também devem possuir um regulamento próprio, tendo em vista que o das "etapas das Ligas" provavelmente não atende por completo as necessidades.

Acredito que deveriamos ter um regulamento único, que valesse para tudo, e q contemplasse as "especificidades" de cada competição, quando fosse o caso, a grande parte dos conteúdos dos regulamentos tende a se repetir.

Me proponho a colaborar nesse processo.

Um abraço.

Marco Antonio disse...

Denis,

concordo com o que voce disse. Mas tem uma coisa: se o que aconteceu com o Marcel (o fato de jogar sem a camisa) tivesse uma punição prevista em regulamento, ninguém precisaria ficar UMA HORA sentado discutindo o que fazer. Punia-se de acordo com o que estava escrito e pronto!

O maior erro quem cometeu fomos nós mesmo, que não vimos que as punições haviam sido retiradas do texto que já havia sido escrito por mim e pelo Rogério, em 2007.

Mas esse é fácil de reparar... reescrevemos e boa!!

No final de tudo, os ocorridos no Paranaense serviram para tirarmos as boas lições. Precisamos prever tudo e colocar no papel e evitar aquelas reuniões chatas como a desse ano, onde vamos nos reunir para decidir o que fazer com um colega de jogo. BOTONISTA TEM É QUE JOGAR BOTÃO, e parar de conversar... hehehe...

Abraços a todos!!

Luiz disse...

Isso Marco,

É isso aí, e vou completar o que vc disse, se isso estivesse previsto no regulamento, ele nem teria tirado a camisa, e nem precisariam ter punido ninguém, eu acho q esse sim é o objetivo, temos que criar um regulamento rigoroso, para inibir os atletas de termos que aplicá-lo, essa é a questão onde eu quero chegar, nenhum de nós tem mais poder que o REGULAMENTO, com ele, ninguém discute...hehe...

Show de bola. Só pra ilustrar o q eu quero dizer:

Uma das maiores tradições de Wimbledon, que vigora desde a primeira edição do torneio, em 1877, é o tenista jogar predominantemente de branco. No entanto, os organizadores anunciaram que essa vestimenta não será necessária para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

O torneio de tênis olímpico começará cerca de três semanas após o término do Grand Slam, e cada tenista poderá usar sua roupa com as cores de seu país, como normalmente funciona nos Jogos Olímpicos.

Alguém deixa de jogar Wimbledon porque joga melhor de laranja? Só se for laranja mesmo...hehe

Um abraço galera.

Robertinho disse...

Salve pessoal.
Quero deixar a minha humilde opinião.
Obrigação em usar uniforme é totalmente desnecessária. Digo isso desde que comecei a jogar, continuo achando isso e vou acreditar nisso para sempre.
Camisa não ganha jogo, ninguém recebe nada para jogar com a camisa do clube.
EXEMPLO: Consegui um patrocínio de uma marca esportiva, o Clube Curitibano não permite que o nome seja colocado na camisa sem consulta e parceria($$) com o próprio clube Curitibano.
Não posso jogar um campeonato com a camisa do meu patrocinador, pois não estaria trajado como os companheiros de equipe.ENTRARIA RECURSO NESSE CASO??

Bom mesmo era quando podíamos jogar com camisas de time de futebol, do campeonato, de campeonatos passados, ao menos tínhamos opções.
NÃO CONCORDO COM O ATUAL REGULAMENTO. O QUE DEVERIA SER REPENSADA É ESSA OBRIGATORIEDADE.
Abraços

Anônimo disse...

Moçada,

só para deixar claro, em nenhum momento pensei em levar os pontos no tapetão, pois perdi na mesa, e é na mesa que se tem que ganhar os pontos.

Pensei que o Denis pudesse ser campeão por W.O. Na verdade no fim, foi o que aconteceu, vendo o placar da final, foi tão fácil como o W.O.

Espero ter sido claro no que me levou a fazer a reclamação. Não quero que outro botonista passe, o que eu passei.

Abraço a Todos...!!!

Anônimo disse...

Atletas participantes do IV Campeonato Paranaense de Dadinho
- Curitiba/PR
01. Almo José de Paula Junior
02. Gilberto Bettega de Paula e Silva
03. Guilherme Valente Neto
04. João Marcelo Sallum Rodrigues
05. José Carlos de Freitas Kuster (Kalo)
06. Marcelo Lourenço Rodrigues
07. Nilson de Souza Rodrigues
08. Pedro Henrique Sallum Rodrigues
Sociedade Recreativa Esportiva Bangú – Curitiba/PR
09. Alex Leal
10. Alexandre Macieira
11. Flávio Alberge Meschino
12. Rodrigo Macieira
13. Sylvio Fausto Gil Filho
Clube Independente – Curitiba/PR
14. Luiz Carlos Silva
Racing Club – Curitiba/PR
15. Jefferson Ferreira
16. Marcos Nicaretta
Sexta Bola – Curitiba/PR
17. Luiz Henrique Nicolazzi

Anônimo disse...

Atletas participantes do IV Campeonato Paranaense de Dadinho
- Curitiba/PR
01. Almo José de Paula Junior
02. Gilberto Bettega de Paula e Silva
03. Guilherme Valente Neto
04. João Marcelo Sallum Rodrigues
05. José Carlos de Freitas Kuster (Kalo)
06. Marcelo Lourenço Rodrigues
07. Nilson de Souza Rodrigues
08. Pedro Henrique Sallum Rodrigues
Sociedade Recreativa Esportiva Bangú – Curitiba/PR
09. Alex Leal
10. Alexandre Macieira
11. Flávio Alberge Meschino
12. Rodrigo Macieira
13. Sylvio Fausto Gil Filho
Clube Independente – Curitiba/PR
14. Luiz Carlos Silva
Racing Club – Curitiba/PR
15. Jefferson Ferreira
16. Marcos Nicaretta
Sexta Bola – Curitiba/PR
17. Luiz Henrique Nicolazzi

Anônimo disse...

É isso aí pessoal, o bicho tá pegando, alguém mais se habilita?
As inscrições vão até amanhã.
O IV Campeonato Paranaense de Dadinho será realizado no D. Pedro II neste sábado dia 05 de novembro às 14h,
Almo

Anônimo disse...

Alguém vai jogar amanhã no D.Pedro II ?

Abraços

Rubão

Prólico disse...

Eu pretendo treinar nesta sexta-feira no DPII. Não dou certeza, mas está mais para sim do que para não.

Grande abraço a todos.

Luiz disse...

Boa Almo, parabens pelo dadinho, manda um abraço a todos.

Interessante esse comentário do Roberto, e aí eu me pergunto se estamos no caminho certo, tem coisas que a gente acha que vai ajudar e no fim das contas, acaba sendo o problema.

Segue o baile...

Um abraço.

Anônimo disse...

Mais um que confirmou:
´Dr. Júlio Ramos vem de Cascavel pra bater um dadinho e representar o Racing no Paranaense.
Estamos batendo o martelo, mais algum interessado?
ALMO

Prólico disse...

Senhores. Acabei de retornar do treino realizado no Clube Dom Pedro II e venho por meio deste informar que não encontrei o relógio que marca o tempo das partidas.
Grande abraço a todos, um excelente final de semana e até segunda-feira.

Emerson disse...

Dai Vinicius, t[a dificil falar com vc pelo celular, ent'ao, leva teus times na segunda feira, de tudo que for "angulo, bele?Abra;o

Anônimo disse...

IV PARANAENSE DE DADINHO - Resultados

OURO
1- ALMO - CC
2- NILSON - CC
3- ALEXANDRE - Bangú
4- KALO KUSTER - CC
5- BRUNO - Bangú
6- LUÍS CARLOS - Independente
7- GILBERTO - CC
8- ALEX - Bangú

PRATA
1- NICOLAZZI - Sexta Bola
2- SYLVIO - Bangú
3- JEFFERSON - Racing
4- GUILHERME - CC
5- MARCÃO - Racing
6- MARCELO - CC
7- JOÃO MARCELO - CC
8- RODRIGO - Bangú
9- PEDRO HENRIQUE - CC
Tivemos algumas boas estréias, com destaque para a conquista da prata por Nicolazzi, a boa participação de L.Carlos, o tetra de Almo na ouro, o vice para o prof. Nilson e a boa colocação de Alexandre que está se consolidando na modalidade.
Abraço a todos

Marco Antonio disse...

Senhores botonistas,

Que tal aquela reunião para acertarmos os detalhes de regulamento, nesse sábado, dia 12/11, lá mesmo no D.Pedro, às 14h???

Vamos todos e levem suas idéias... vamos escrever um regulamento justo e correto para todos!!

O que dizem?

Abraços a todos.

Emerson disse...

AI GALERA. ONTEM FUI AO DP E PRESENCIEI UM CENA LAMENTÁVEL. MESAS DESCOBERTAS; TRAVES SOLTAS; MAL COLOCADAS; GOSTARIA , ASSIM COMO OUTRAS PESSOAS QUE LA' ESTIVERAM, QUE, AS PESSOAS QUE USAREM POR ÚLTIMO, QUE DEIXEM AS MESAS E OUTROS ACESSÓRIOS COMO ESTAVAM, OU SEJA, COMO SEMPRE DEIXAMOS. MESAS COBERTAS E TRAVES COLOCADAS NO LOCAL COM AS FITAS. OBRIGADO.

Emerson disse...

AI GALERA. ONTEM FUI AO DP E PRESENCIEI UM CENA LAMENTÁVEL. MESAS DESCOBERTAS; TRAVES SOLTAS; MAL COLOCADAS; GOSTARIA , ASSIM COMO OUTRAS PESSOAS QUE LA' ESTIVERAM, QUE, AS PESSOAS QUE USAREM POR ÚLTIMO, QUE DEIXEM AS MESAS E OUTROS ACESSÓRIOS COMO ESTAVAM, OU SEJA, COMO SEMPRE DEIXAMOS. MESAS COBERTAS E TRAVES COLOCADAS NO LOCAL COM AS FITAS. OBRIGADO.

Emerson disse...

AI GALERA. ONTEM FUI AO DP E PRESENCIEI UM CENA LAMENTÁVEL. MESAS DESCOBERTAS; TRAVES SOLTAS; MAL COLOCADAS; GOSTARIA , ASSIM COMO OUTRAS PESSOAS QUE LA' ESTIVERAM, QUE, AS PESSOAS QUE USAREM POR ÚLTIMO, QUE DEIXEM AS MESAS E OUTROS ACESSÓRIOS COMO ESTAVAM, OU SEJA, COMO SEMPRE DEIXAMOS. MESAS COBERTAS E TRAVES COLOCADAS NO LOCAL COM AS FITAS. OBRIGADO.

Paulo Roberto disse...

A cena lamentável que voce viu Emerson foi deixado pelo pessoal do DADINHO que utilizaram o D.Pedro II pra a disputa do Campeonato Paranaense de DADINHO. Mas pelo visto não são muito organizados. Pelo Fato do futebol de mmesa de DADINHO que não requer mesa muito limpa então para eles de qualquer jeito serve, isso não lhes dá o direito de deixar as mesas sujas e engorduradas. RESPEITEM AQUELES QUE ZELAM PELO FUTEBOL DE MESA VERDADEIRO.

Paulo Roberto disse...

Estava me esquecendo, as mesas, cavaletes e travinhas fazem parte do patrimonio da FEDERAÇÃO PARANAENSE DE FUTEBOL DE MESA, vamos colaborar para a preservação do mesmo. ALMO VOCE QUE É REPRESENTANTE DO FUTEBOL DE MESA DE DADINHO, VEREFIQUE O OCORRIDO PARA QUE CENAS COMO ESTA NÃO SE REPITA. CERTO ?

Anônimo disse...

Quando saí, do Campeonato, atrasado, para fazer um show, estavam colocando as traves e cobrindo as mesas, o Nilson estava lá e acredito que tudo estava em ordem, vou averiguar, mas se algo estava fora do lugar, devia ser mínimo e compreensível e não para ser colocado aqui triplamente e em letras garrafais. Lamento pelo ocorrido e vamos cuidar do patrimônio que é de todos nós.
Almo

Marco Antonio disse...

E aí, gente??

Alguma confirmação para a reunião nesse sábado??

Vamos lá, é para o bem de todos. Depois não adianta dizer que o regulamento está mal escrito, que devia ter isso ou aquilo... tem que participar e dar suas idéias!!

Abraços a todos!!

Anônimo disse...

Olá Marco,

Neste sábado à tarde será dureza. Final de semana que não tenha competição na minha opinião é reservado para a Família. Não se esquecendo de que devido ao feriado da próxima 3ª feira, alguns estarão emendando a 2ª e com o feriadão esticado indo à praia já que o tempo está bom.
Penso que os representantes de clubes poderiam abortar a participação no treino desta 6ª feira e fazermos a reunião com início às 19:30h.
Acho que por mais que tenhamos diversos assuntos, o tempo seria o suficiente para delinearmos alguma coisa para confrontarmos com o que o pessoal do Norte estará fazendo também e chegarmos a um consenso.

Na 6ª feira está OK para mim. do contrário, me programo para o próximo sábado mesmo.
Um abraço!


Bittencourt

Anônimo disse...

Marco, só uma coisa.

Sei que sabe, até mesmo por ter estado a frente da FPFM em outra ocasião.

Mas as mudanças para 2012 já foram definidas na reunião da FPFM realizada em Ponta Grossa.

Portanto, as modificações dos nossos regulamentos serão somente com base nas decisões da FPFM e clubes.

Nada além disso pode ser modificado sob pena de nulidade.

Evidentemente, parceiro, que não falo isso para vc. Falo para os desavidos ou que não tenham participado da reunião da FPFM.

Abração.

Victor Heremann.

Marco Antonio disse...

Grande Victor,

Claro que me lembro de que já resolvemos as mudanças principais na Reunião Anual da FPFM, pois eu estava lá.

Mas nós precisamos deliberar algumas coisas a parte, aqui na Liga Metropolitana, como onde serão as etapas de 2012, já que temos a intenção de fazer algumas em Ponta Grossa e coisas sobre o Brasileiro, que será aqui, em Novembro. Sem que nada interfira no que já foi decidido pela Federação.

Abraços, parceiro!!

Nilson Rodrigues disse...

Meus prezados amigos botonistas. No sábado, quando terminou o campeonato de dadinho, eu providenciei a colocação das traves e das coberturas nas mesas. Faltou uma cobertura e uma ficou descoberta. Infelizmente não havia fita adesiva e não me foi possível fixar as traves. O relógio usado na competição foi o meu particular e não precisamos do que fica no armário porque não seria necessário. Apenas não fiz a limpeza das mesas, coisa que normalmente é feita antes dos jogos começarem. Um companheiro me ajudou nesta tarefa, mas não me lembro quem foi. O Almo saiu porque tinha compromisso mas eu tive o cuidado de deixar tudo arrumado. Não entendo o que aconteceu, pois achei que estava tudo em ordem. Abraços a todos e desculpem se houve alguma falha.

Anônimo disse...

Não houve falha e sim alarde desnecessário por parte de duas gralhas insensíveis. Mas não podemos esperar que todos os pássaros sejam iguais e sim temos que fazer nossa parte bem direitinho para podermos conviver em harmonia no viveiro.
Almo

Anônimo disse...

kkkkk

Boa Almo !! Tem certaz coisas que devem ser levadas no bom humor ...

Rogério

Anônimo disse...

Boa Almo....fiquei surpreso e estarrecido da maneira como colegas e amigos de mesa se dirigiram no blog, principalmento o Duleba que passou a tarde conosco, batendo papo, dando risada, pois não queria ficar em casa dormindo, e vem falar dessa maneira, todos devemos zelar pelo patrimonio e todos querem isso podem ter certeza....agora existe maneira de se falar as coisas, pois isso também é respeito !!! aliás esse blog há muito deixou de ser um espaço informativo e prá troca de idéias e tem sido usado prá reclamaçoes pessoais e ofensas e isso pro Brasil todo ler, acompanho vários blogs de futebol de mesa no Brasil e não vejo esse nível de "debate"que vejo aqui...
Outra coisa, FUTEBOL DE MESA DE VERDADE É JOGADO COM BOLINHA, DADINHO, PASTILHA, 1 TOQUE, 3, 12, SUB BUTEO, ETC....DESDE QUE SEJA JOGADO POR BOTONISTAS COM B MAIUSCULO, ESSE SIM O VERDADEIRO BOTONISTA...JÁ TÁ NA HORA DE PARARMOS COM ESSA SEGREGAÇÃO E RESPEITAR TODAS AS MODALIDADES POIS SOMOS TODOS BOTONISTAS !

Abraços e me desculpem o desabafo, mas esse é um dos motivos que há algum tempo não tenho motivação prá jogar esse "verdadeiro" futebol de mesa

Guilherme Valente

Prólico disse...

Marco Antônio. Eu viajarei neste sábado pela manhã e não poderei comparecer à reunião de sábado à tarde caso ela venha acontecer.
Grande abraço.

Emerson disse...

Caro /almo , se eu sou gralha, vc é no minimo um relaxado. Vc que é representante do Dadinho, deve ser o último a sair do recinto, e verificar se as coisas estão no devido lugar. Eu não ofendi ninguém , tão somente externei minha indignação pelo fato. Quando estive à frente da Liga 12 toques, era o último a sair do local, e por muitas vezes com poucos colegas para ajudar. E aquilo que eu relatei, pode crer , voi verdade. Não tenho nada contra as pessoas do /dadinho. Agora a partir de hj vc deixa a desejar com este tipo de comenteário da minha pessoa. Abraço

Anônimo disse...

Queria saber de uma coisa.
Todos os participantes da LM na regra 12 toques, pagam uma mensalidade que é prepassada à Liga.
Pergunto, os botonistas da regra de dadinho, também pagam tal mensalidade, para utilizar o espaço do DP II para disputa de suas competições ?