Aconteceu nos dias 29 e 30 de Outubro, no Clube Princesa dos Campos, na cidade de Ponta Grossa, também conhecido como Clube Verde, a edição 2011 do Campeonato Paranaense, torneio mais importante do estado do Paraná e onde são conhecidos os campeões estaduais Individuiais em cada categoria e o campeão Interclubes.
Como já era esperado, foi um torneio muito equilibrado, pois estavam presentes todos os representantes do estado que possuem titulos de Campeões Brasileiros, da Copa do Brasil e de outros torneios estaduais. Uma verdadeira "Liga dos Campeões" desfilou pelas mesas dos Campos Gerais. Vamos aos resultados:
SUB-18
Depois de jogos emocionantes, em turno e returno, o grande campeão da categoria foi o jovem Lucas Giordano (Racing Clube), que foi uma grata surpresa, apesar de todos conhecermos seu potencial. A familia de Lucas estava toda presente e vibrou muito com a conquista do garoto, que escreve seu nome na lista dos grandes campeões do Paraná. Em 2º lugar, outra promessa de nosso estado, Pedro Geronasso (Sexta Bola), seguido de Roger (Belavistense), em 3º e do pequeno, mas craque, Gabriel (PG Futmesa), em 4º lugar. O podium dos meninos era só alegria.
1- Lucas Giordano (Racing Clube)
2- Pedro Geronasso (Sexta Bola)
3- Roger (Belavistense)
4- Gabriel (PG Futmesa)
MASTER
Ao longo dos jogos da categoria Master, dois atletas se destacaram, ganhando todos seus jogos: o campeoníssimo Almo (Clube Curitibano), que há uma semana tornara-se Campeão Brasileiro da modalidade Dadinho e Fernando Rodrigues (Clube Independente), atual vice campeão Brasileiro 12 Toques. Nas outras posições, equilibrio e trocas de lugares até a última rodada da fase classificatória, que levou para a semi-final, além dos dois já citados, Nilson e Gilberto (ambos do Clube Curitibano). Nas semis, Almo empatou com Gilberto em 2x2, resultado que levou Almo à final contra Fernando, que venceu Nilson na outra sem, por 5x1. Na final, Fernando repetiu o resultado do jogo da fase anterior e venceu Almo por 6x4, ficando com o título.
1- Fernando (Independente)
2- Almo (Curitibano)
3- Gilberto (Curitibano)
4- Nilson (Curitibano)
5- Nicolazzi (Sexta Bola)
6- Ernani (Gremio Londrinense)
7- Marco Antonio (Ajax Clube)
8- Duleba (Sexta Bola)
ADULTO
Dos 28 atletas que duelaram na primeira fase, jogada no sábado, sobraram 16 atletas para a chave Ouro, no domingo. Os outros jogadores, disputaram a Chave Prata. Muitos jogarores de qualidade e a vitória final ficou com Dênis (vencedor da Coroa de Prata da LM), que venceu Fernando (IVN Londrina) na final, por 7x3. O podium da Prata ainda foi completo com Jefferson (Racing), em 3º, Schindler (Gremio Ldna), em 4º, Chico (Curitibano) 5º, Fabricio (Gremio Ldna), em 6º, Eduardo Faoro (PG Futmesa), em 7º e Jeferson (IVN Ldna), em 8º.
Muitos jogos equilibrados, grande partidas e sobraram 8 para o "mata-mata" depois das qurtas de final, as semi finais estavam assim marcadas: em uma mesa jogaram Robertinho (Clube Curitibano), nosso tri campeão Brasileiro, contra seu chará, Robertinho Dalcin (Belavistense) que vinha com uma campanha muito boa. Mas a experiência do campeão brasileiro falou mais alto e ele venceu por 8x6. Na outra mesa, Rogério e Marcel Maia (ambos do Clube Independente) faziam um jogo mais equilibrado e o empate em 4x4 levou Rogério à final, pois tinha melhor campanha. Na final, o grande jogo que todos esperavam pois estavam na mesa dois atletas que já venceram Campeonatos Brasileiros e Paranaenses. Confirmando a excelente fase que atravessa, Robertinho bateu o amigo Rogério por 6x4 e fechou a temporada com vitória em todos os campeonatos que disputou esse ano (Copa do Brasil, Brasileiro, Taça Paraná, Paranaense, sem falar da Coroa de Ouro do estado).
1- Robertinho (Curitibano)
2- Rogério (Independente)
3- Robertinho Dalcin (Belavistense)
4- Marcel Maia (Independente)
5- Ednilson (IVN Londrina)
6- Elds (PG Futmesa)
7- Faro (PG Futmesa)
8- Victor (IVN Londrina)
IVN LONDRINA É TRI-CAMPEÃO INTERCLUBES
Se no Individual a LIGA METROPOLITANA levou em todas as categorias, a LIGA UNIÃO deu o troco no Paranaense Interclubes.
Nos jogos das Semi Finais, jogados no sábado, o Gremio Londrinense jogou com apenas 3 atletas e foi facilmente batido pelo Clube Curitibano por 32 x 14 (parciais 12x0, 6x6, 8x2 e 6x6). No outro jogo, duelo de dois times que já levaram titulos estaduais, o IVN Londrina venceu o Independente em um grande jogo de recuperação, pelo placar de 25 x 19 (parciais de 4x7, 5x5, 9x3 e 7x4).
Na final, domingo, um jogo de tirar o fôlego. Os presentes não sabiam qual jogo de qual mesa era o melhor para assistir, pois a quantidade de craques era enorme. Na 1ª rodada o Curitibano venceu por 9x3. Mas o experiênte time do IVN não se abateu e deu o troco logo em seguida, vencendo a 2ª rodada por 10x1. Com os nervos no lugar, os londrinenses venceram as duas últimas rodadas, ambas por 7x4, fecharam o placar em 27 x 18 e sagraram-se tri-campeões estaduais por Equipes.
A festa do Futebol de Mesa do Paraná estava completa. Fecharam-se as cortinas do espetáculo no estado, mas grande novidades aguardam os nosso atletas para 2012, ano que temos certeza, será melhor do que o atual, que já foi estrelado no céu de nosso Paraná.
COROAS DE OURO
Com o fechamento das competições do ano no Paraná, premia-se aqueles atletas maiores pontuadores em seus rankings, por categoria, contando-se as Etapas das Ligas e os torneios estaduais, Taça Paraná e Campeonato Paranaense. Como não podia deixar de ser, Robertinho (Curitibano) levou o titulo da Coroa de Ouro entre os Adultos. Ernani (Gremio Londrinense) levou a Coroa, no Master e Leonardo (Belavistense) ficou com o titulo na categoria Sub-18. A premiação aconteceu após o Paranaense.
COMENDA VERDE
A Comenda Verde é uma premiação dada pela Federação Paranaense às pessoas ligadas ao Futebol de Mesa e que divulgam o nome de nosso estado lá fora, dentro ou fora das mesas. Esse ano duas Comendas foram dadas a atletas vencedores de nosso estado. O primeiro, não podia deixar de ser, foi Robertinho, que além de ganhar tudo o que jogou no estado e fora dele, é o primeiro Tri-Campeão Brasileiro consecutivo. Robertinho agradeceu aos "amigos que jogam com ele" dizendo que "só tem esse nivel, por causa dos adversários que tem no Paraná".
O outro premiado da noite foi Almo, que além de vários titulos nacionais acabou de ser o primeiro atleta do país a ganhar campeonatos brasileiros em duas modalidades diferentes (12 Toques e Dadinho). Nas palavras de Victor, que entregou a Comenda a Almo, "esse homem é uma lenda!"
2012 promete muito mais emoção. AGUARDEM!!!