segunda-feira, 13 de março de 2017

COMEÇA A TEMPORADA 2017 - 1ª ETAPA

No último sábado, 11/03, teve inicio oficialmente a temporada 2017 da Federação Paranaense de Futebol de Mesa, com a disputa da 1ª Etapa das Coroas de Ouro e Prata, nos 3 Núcleos da FPrFM: União (Londrina e região), Metropolitana (Curitiba e Ponta Grossa) e o Núcleo estreante, Vale do Ivaí (Ivaiporã e região).
Em Curitiba, os jogos foram disputados no tradicional espaço do Clube Dom Pedro II, depois de estarmos afastados de lá a temporada 2016 inteira. Agora, o espaço é o local de treinos da Associação Sexta Bola e também serve ao Núcleo Metropolitano, para a realização das etapas.
Local dos jogos sendo preparado.

Para a primeira etapa do ano, tivemos 31 inscritos, mas por problemas de última hora, 2 atletas não puderam comparecer. Assim, os 29 atletas estavam divididos em 6 chaves, das quais classificariam os 2 primeiros de cada chave e mais o 4 melhores 3º colocados, para a segunda fase, onde os 16 atletas estariam divididos em 4 chaves, classificando 2 melhores para as quartas de final, que em sistema de "mata-mata", iriam até a final. Os não classificados na primeira fase, jogariam a Prata.
E as disputas ocorreram com muito equilíbrio, jogos muito disputados, uma chuva de gols, tudo em um clima de muita amizade e rivalidade sadia. Ao final da primeira fase, uma pausa para a reorganização das chaves e mais jogos duros, tanto na Ouro como na Prata. E tivemos o emparelhamento dos "mata-mata", nas duas chaves.
Na Prata, as quartas ficaram assim:
Mantena (Clube Verde) 8x2 Paulo Roberto (Sexta Bola)
Nelson (Sexta Bola) 4x3 Nilson (Clube Curitibano)
Bittencourt (Metropolitano) 3x2 Emerson (Ajax Clube)
Gabriel (Clube Curitibano) 8x4 Jefferson (Metropolitano)

Nas Semis:
Mantena 7x3 Bittencourt
Gabriel 6x6 Nelson (Gabriel jogava pelo empate)

Mantena chuta a gol, na final da Prata

Na final da Prata, Gabriel, agora jogando pelo Clube Curitibano, enfrentava um ex-companheiro de clube, Mantena. Jogo difícil e muito disputado, entre atletas que se conhecem bem, mas Gabriel jogava pelo empate, por ter até aqui a melhor campanha entre os dois. E foi o que aconteceu, um 7x7 que deu a Gabriel o titulo da serie Prata, o primeiro do ano desse garoto que joga muito e é bastante respeitado por todos os botonistas do Paraná e do Brasil.
Podium da Prata, a partir da esquerda: Nelson (4º), Bittencourt (3º), Mantena (2º) e Gabriel (1º)

Na série Ouro, as quartas foram disputadas assim:
Fabio Maia (Clube Curitibano) 7x5 Chico (Sexta Bola)
Elds (Clube Curitibano) 9x7 Robertinho (Clube Curitibano)
Faro (Clube Verde) 10x3 Fernando (Sexta Bola)
Ricardinho (Clube Verde) 9x7 Dalla Stella (Sexta Bola)

Nas semis:
Fabio Mais 9x4 Faro
Ricardinho 9x7 Elds
Fabio Maia chuta a gol na final da Ouro. Ele foi o artilheiro da competição com 85 gol, em 11 partidas.

Na final da Ouro, dois atletas de campanhas irretocáveis se enfrentavam pelo titulo. Basta dizer que até a final, Fabio havia marcado 78 gols e Ricardinho fez 74, em 10 jogos cada um. E em um jogo emocionante, Fabio leva o titulo com uma vitória por 7x6 e começa o ano como terminou o anterior: levantando troféus.

Podium da Ouro, a partir da esquerda: Faro (4º), Elds (3º), Ricardinho (2º) e Fabio Maia (1º)

Esse ano promete ser um ano muito intenso, com disputas emocionantes e o velho altíssimo nível das etapas no Paraná todo, com novas sedes e cada vez mais atletas.

A direção do Núcleo Metropolitano quer fazer alguns agradecimentos importantes, a pessoas que colaboraram muito para o sucesso dessa etapa e com certeza das próximas por aqui. Primeiramente ao nosso amigo Rogerinho, atletas da FEFUMERJ, por desenvolver e nos ceder as tabelas que dirigem os campeonatos. São tabelas muito modernas e práticas que facilitam muito o trabalho de quem está gerindo os torneios. Valeu, parceiro!
Outros agradecimentos importantes vão a todos os amigos e Atletas (com A maiúsculo, mesmo) que se dispuseram a chegar mais cedo para a organização, montagem e limpeza das mesas no local do torneio. Sem vocês tudo seria mais difícil, galera. E muito importante agradecer a Letícia, que ficou a tarde toda na mesa organizadora, cuidando das tabelas, resultado e do cronômetro, para que tudo saísse no tempo certo! Obrigado, Letícia! Você é sempre bem vinda!

Agora é esperar a 2ª etapa, que será realizada em 08/04. Até lá, amigos!

5 comentários:

Paulo disse...

Parabéns Marco pela materia, agradecer a todos pela organização.
A disposição da Letícia em nós ajudar será sempre bem vinda. Valeu...

Rogerinho disse...

Obrigado pelas palavras, estou aqui para ajudar.
Abraços.

Unknown disse...

Olá Amigos,

Eu moro no Canadá e juntamente com alguns outros Brasileiros aqui pretendemos introduzir e popularizar o Futebol de Mesa na América do Norte.
Estarei indo a Curitiba no mês que vem (segunda quinzena de Abril) e gostaria de encontrar com pessoas que organizam Ligas/ campeonatos na cidade, observar alguns jogos e obter mais informações sobre como é o jogo atualmente.
Ficaria muito agradecido se entrassem em contato comigo por email, ou respondendo a essa mensagem.

Obrigado desde já,

Nilton- Ottawa/Canada

Anônimo disse...

Olá Nilton.Que legal. Estamos à disposição para o que precisar. Jogamos todas as segundas e quintas a noite no Clube Dom Pedro II. E no clube Curitibano terça feira a noite. Meu email é degradowski@hotmail.com para maior contato. Abraço

Anônimo disse...

Opa, faltou me identificar. Denis