Contando com a participação de 48 atletas, sendo 32 da Liga Metropolitana e 16 da Liga União, realizamos neste último final de semana (21 e 22 de Abril) a Taça Paraná 2012 em Curitiba.
Com mais uma colaboração do Almo junto ao Clube Curitibano em nos ceder o espaço para a realização deste evento, montamos 24 mesas a serem utilizadas pelas Categorias Sub-18, Adulto e Master.
Premiação da Taça Paraná 2012.
Vista geral do evento realizado em um
dos ginásios do Clube Curitibano.
:: SUB-18 ::
Com a participação de apenas 5 atletas, a categoria Sub-18 foi disputada no sistema de todos contra todos em turno e returno. O maior pontuador geral se tornaria o Campeão da Categoria.
Apesar do número pequeno de atletas, a competição para eles não foi menos dramática que as demais Categorias. Chegada a 10ª e última rodada, 3 atletas brigavam diretamente pelo título. O pequeno atleta mas grande competidor Gabriel Godoy encontrava-se líder e folgava na última rodada. Para ficar com o caneco, necessitava torcer pelo tropeço dos atletas Leonardo e Matheus, que por suas vezes, necessitavam vencer suas partidas e aumentar seus saldos de gols para conquistar o primeiro lugar, já que encontravam-se empatados em pontos.
Matheus e Leonardo em uma de suas partidas.
Brigando diretamente pelo título, Leonardo e Matheus fizeram jogos de muitos gols contra Lucas e Pedro respectivamente. Em uma partida de 7 gols, Matheus venceu Pedro apertado pelo placar de 4x3 e terminou a competição na liderança empatado em pontos com Leonardo, que em um jogo de 11 gols venceu Lucas com propriedade pelo placar de 7x4. O título então foi decidido no critério de maior saldo de gols. Com um saldo de 7 contra 1, o grande atleta e competidor Leonardo do Belavistense sagrou-se Campeão da Categoria Sub-18 da Taça Paraná 2012.
Pódium Sub-18: Leonardo (1º), Matheus (2º),
Gabriel Godoy (3º) e Lucas (5º).
:: MASTER ::
Com 11 atletas inscritos e apenas o Ernani representando os amigos "pé-vermelho" na Categoria, a fórmula de disputa foi a seguinte: todos contra todos em turno único com os 4 melhores colocados disputando semi-final e final.
Após a execução de 7 rodadas, Almo terminou o primeiro dia de competição como líder isolado e necessitando de poucos pontos para se garantir na fase semi-final. Infelizmente, por motivos pessoais, chegou atrasado ao evento no segundo dia e acabou sendo eliminado da competição. Outro atleta que também foi eliminado no segundo dia, mas por não comparecer ao evento foi Ferreira. Com a eliminação precoce destes dois atletas, houve a necessidade da organização do evento efetuar a alteração de alguns resultados na tabela da Categoria previsto no regulamento, provocando grandes alterações na classificação geral.
Ao fim das 11 rodadas da primeira fase, os atletas Ernani, Dalla Stella, Rubão e Marco Antônio classficaram-se para a semi-final. Em uma partida em que Marco Antônio virou o primeiro tempo vencendo por 2x0, Ernani se recuperou e empatou a partida em 2x2. Com a vantagem do empate Ernani se garantiu em mais uma final. Na outra partida da semi-final um jogo de muita adrenalina e muitos gols. Dalla Stella e Rubão terminaram empatados em 5x5. Com a vantagem do empate Dalla Stella se classificou para a partida final.
Ernani se preparando para chutar a gol na partida
final da Categoria Master contra Dalla Stella.
Na grande final muitas oportunidades de gol foram criadas pelos dois atletas. Dalla Stella teve um melhor aproveitamento nos arremates a gol durante a partida e venceu Ernani pelo placar de 5x2, sagrando-se Campeão na primeira competição oficial que disputa como atleta da Categoria Master.
Pódium Master - Em pé: Dalla Stella (1º), Ernani (2º), Marco Antônio (3º) e Rubão (4º);
Agachados: Nilson (5º), Kalo Kuster (6º), Gilberto (7º) e Paulo Roberto (8º).
:: ADULTO ::
Com o maior número de atletas inscritos dentre todas as categorias, os 32 participantes presentes foram divididos em 4 grupos de 8 atletas. Jogando todos contra todos dentro do próprio grupo na primeira fase, os 4 melhores colocados de cada grupo se classificariam para a série Ouro/Prata. Os demais atletas formariam a série Bronze.
<< BRONZE >>
Os atletas não muito inspirados ou preparados no primeiro dia de evento disputaram e série Bronze no domingo. Divididos em 4 grupos de 4 atletas e com um sistema de todos contra todos dentro do grupo em turno único, os dois melhores de cada grupo avançavam para o sistema de mata-mata iniciando-se pelas quarta-de-final, passando pela semi-final até chegar à final.
Os atletas Mantena e Rogério foram vencendo seus jogos e chegaram à decisão para disputar o único troféu da série. Mantena iniciou a partida com a vantagem do empate por ter feito melhor campanha até então, jogando uma certa pressão para cima de Rogério caso o mesmo quisesse ficar com o título. E Rogério quis mesmo ficar com o troféu. Numa partida mais consistente, Rogério venceu Mantena no detalhe pelo placar de 4x3 e tornou-se o Campeão da Série Bronze.
Pódium Adulto Bronze: Rogério (1º), Mantena (2º),
Fabrício (3º), Maicon (4º) e Jefferson (5º).
<< PRATA >>
Os 16 melhores atletas classificados no sábado fizeram partidas em 4 grupos de 4 atletas no domingo, todos contra todos em turno único para ver quem disputaria o grande título do dia.
Os atletas que não tiveram grande desempenho nesta fase disputaram o título da série Prata. Iniciando-se pelas quartas-de-final, os atletas Leandro e Victor venceram seus oponentes nas partidas seguintes e chegaram à final com boas campanhas. Mesmo com a vantagem do empate a seu favor, Leandro não se acomodou. Jogou fora o regulamento que estava debaixo do braço e venceu Victor apertado pelo placar de 5x4, conquistando o caneco da série Prata.
Pódium Adulto Prata: Leandro (1º), Victor (2º),
Faro (3º), Fernando (4º) e Roger (5º).
<< OURO >>
Os atletas melhor preparados e com campanhas consistentes desde a primeira partida realizada no sábado, chegaram à Série Ouro no domingo com muita vontade de conquistar o título máximo da Taça Paraná 2012.
Os 8 melhores atletas do evento começaram a se desafiar no sistema mata-mata iniciando-se pelas quartas-de-final: Dênis venceu Paroski por 9x2, Ricardinho venceu Danilo por 3x1, Marcel venceu Ednilson por 5x2 e Robertinho venceu Elds por 7x2. Os vencedores destes confrontos se enfrentaram na semi-final: Marcel se classificou para a final contando com a vantagem do empate, já que sua partida com Ricardinho terminou em 4x4. Na outra semi-final Robertinho venceu Dênis por 6x4 e se garantiu em mais uma final de campeonato.
Momento da grande final entre Marcel e Robertinho.
Em uma final cercada de muita expectativa, Marcel e Robertinho iniciaram a partida dispostos a fazer o seu melhor. Muitas foram as oportunidades de gol criadas durante toda a partida, porém o aproveitamento dos dois atletas não estava sendo dos melhores. A cada gol perdido, tanto de um lado quanto do outro, a tensão aumentava. Era necessário então, nos momentos finas do jogo, um equilíbrio emocional e uma concentração maior do que o oponente para poder se destacar e fazer a diferença. E nestes quesitos, além da competência, nosso querido amigo Robertinho é fora de série. Aproveitando melhor as oportunidades nos últimos minutos, Robertinho venceu Marcel pelo placar de 4x3 e sagrou-se Tetracampeão Adulto da Taça Paraná, com uma excelente campanha de 12 vitórias e apenas 1 derrota.
Pódium Adulto Ouro - Em pé: Robertinho (1º), Marcel (2º), Dênis (3º) e Ricardinho (4º);
Agachados: Ednilson (5º), Elds (6º), Paroski (7º) e Danilo (8º);
Queremos por meio desta matéria agradecer a presença dos nossos amigos "pe-vermelho" da Liga União. É sempre muito bom e gratificante compartilhar momentos de alegria e confraternização com vocês. Nos veremos novamente no Campeonato Paranaense a se realizar na cidade de Londrina nos dias 20 e 21 de Outubro.
A próxima competição oficial das Ligas será a 3ª Etapa da Corrida de Prata, que se realizará no dia 12 de Maio.
Obrigado pela participação e colaboração de todos os atletas.
:: ACHADOS E PERDIDOS ::
Na matéria anterior a esta foi publicado imagens de objetos esquecidos pelos atletas no ginásio do Clube Curitibano ao final da Taça Paraná 2012. Falta ainda aparecer os donos de uma palheta, uma flanela e duas toalhas. Solicito aos donos destes itens se identificarem postando um comentário a esta matéria.